Topo

Letícia Piccolotto

Cidadãos querem serviços na palma da mão - e a Europa tem ótimas ideias

Letícia Piccolotto

28/12/2018 04h00

Segurança pública, justiça, mobilidade, gestão de resíduos e gestão de pessoas: todas as áreas de governo podem ser (e estão sendo) impactadas por uma nova onda de empreendedores ao redor do globo.

Sim, todos querem serviços ao alcance de um clique no smartphone. Serviços públicos? Mais ainda: queremos resolver o dia a dia (renovar documentos, agendar compromissos e pagar impostos, por exemplo) do modo mais simplificado possível. E esse pensamento está pelos quatro cantos do globo, sim.

É cada vez maior o número de programas de aceleração que convidam startups a pensar em GovTech e criar ou adaptar soluções para aplicação em governos – como o próprio BrazilLAB faz aqui no país. Multiplicam-se também, no Brasil e em outros países, os eventos para trocar ideias (como o GovTech Brasil, organizado em agosto de 2018 em São Paulo) e estudos que ajudam a consolidar a tendência de inovação nos serviços prestados por governos.

O relatório "The European 150 – The startups driving Europe's GovTech revolution (As 150 Européias – As startups que estão liderando a revolução GovTech na Europa") é um exemplo emblemático. A pesquisa, divulgada em novembro, apresenta um retrato detalhado de novas empresas que estão liderando a transformação digital no setor público no continente europeu – que, nesse sentido, de "Velho Mundo", tem nada.

Inovação para todos

Entre as 150, o estudo destaca dez iniciativas:

APOLITICAL: uma plataforma internacional de conhecimento para servidores públicos, permitindo que descubram e compartilhem soluções inovadoras para problemas públicos recorrentes.

ADA HEALTH: um aplicativo de saúde que usa Inteligência Artificial para permitir que usuários relatem sintomas e recebam diagnósticos médicos por meio de automação.

CARBYNE: central de comunicação de emergências que permite a cidadãos compartilhar vídeos, mensagens de voz, imagens e informações – o que é chamado de "a nova geração do 911".

CITYMAPPER: plataforma inteligente de mapeamento de cidades que usa dados de cidadãos em tempo real para otimizar rotas de transporte público e planejamentos de deslocamentos.

ICEYE: lança microssatélites na órbita terrestre para fornecer acesso a dados atualizados e confiáveis de imagens de outros satélites, podendo ser aplicado aos setores agrícola, marítimo e de inspeções.

KRY: serviço mobile de saúde que permite que pacientes agendem e realizem consultas por vídeo e foto com médicos.

MANTY: sistema que coleta e visualiza dados para ajudar gestores públicos a modelar medidas de atendimento à população.

NOVOVILLE: plataforma de engajamento de cidadãos que permite a usuários agendar serviços, relatar problemas e compartilhar opiniões e sugestões com a administração local.

SOAPBOX LABS: tecnologia de reconhecimento de voz infantil baseada em redes neurais que ajuda crianças com dificuldades de comunicação.

VALERANN: sistema de mapeamento de estradas altamente inovador para oferecer informação em tempo real e em alta resolução sobre tudo o que acontece nas rodovias.

Da saúde à educação, passando por segurança pública, justiça, mobilidade, gestão de resíduos e gestão de pessoas – todas as áreas de governo podem ser (e estão sendo) impactadas por uma nova onda de empreendedores ao redor do globo.

E assim como já aconteceu em tantos mercados, como o financeiro (com as fintechs) e de mobilidade (basta falar a palavra Uber), a disrupção provocada pela tecnologia vai acontecer nos governos também. Na nossa visão, acontece inclusive de fora para dentro – surge no setor privado e caminha para o setor público. Nada como a pressão dos cidadãos por mais eficiência para serviços públicos com maior qualidade.

Sobre a autora

Letícia Piccolotto é mestre em Ciências Sociais, especialista em Gestão Pública pela Harvard Kennedy School e fundadora do BrazilLAB, a única plataforma brasileira que conecta startups e governos para estimular a inovação no setor público.

Sobre o blog

Acelerar ideias e estimular uma cultura voltada para a inovação do setor público. Este é um blog para falar de empreendedores engajados em buscar soluções para os desafios mais complexos vividos pela sociedade brasileira.